Quarta-Feira, 04 de Março, 2026 Acesse nosso Instagram
04-02-2026

Mato Grosso do Sul teve temperaturas médias acima de 25°C em 2025 e se manteve acima da média histórica

Dados sistematizados pelos meteorologistas do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) com base nos registros das estações meteorológicas mostram que em 2025 as temperaturas médias foram de 25,1°C, mantendo-se em tendência de crescimento e ficando 0,4°C acima da média histórica em Mato Grosso do Sul. Esse comportamento está em consonância com a tendência de aumento gradual das temperaturas observada ao longo das últimas décadas como efeito das mudanças climáticas.

Os moradores de Porto Murtinho experimentaram calor intenso por mais tempo; foram 105 dias com temperaturas acima de 36°C, quase um terço do ano. Em outros seis municípios os termômetros ficaram mais de um mês acima dos 36°C: Corumbá (83 dias), Coxim (73), Três Lagoas (68), Paranaíba (54), Bonito (53) e Dourados (40). Cidade com clima ameno e registros frequentes de geada, Ponta Porã só teve um dia com temperatura acima de 36°C em 2025, no dia 10 de janeiro.

Porto Murtinho também registrou a temperatura mais elevada do ano. No dia 17 de janeiro do ano passado os termômetros chegaram a 42,1°C. Outras onze cidades sul-mato-grossenses experimentaram dias com calor acima de 40°C no ano passado. Enquanto isso, a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos em algumas localidades. Amambai e Ponta Porã registraram 8% de umidade relativa do ar no dia 10 de setembro. Outras cinco cidades tiveram dias com até 10% de umidade no ar, condição considerada crítica.

No outro extremo, foi um ano de muito frio, com as temperaturas mínimas ficando em torno de zero grau em oito localidades entre os dias 24 e 25 de junho, quando o Estado foi atingido por uma forte frente fria. A menor temperatura desse dia foi registrada em Sete Quedas: -0,9°C.

Quanto ao comportamento das chuvas, o município com maior acumulado no ano foi Campo Grande, somando 1.729,0 milímetros, o que equivale a 273,7 milímetros acima da média histórica anual. Por outro lado, o menor acumulado de chuva foi de 807,2 milímetros em Corumbá, ou 190,8 milímetros abaixo da média histórica anual.

Análises_ano2025 (1) (1)

Veja AQUI a análise completa sobre o tempo em 2025.

Texto: João Prestes

Veja Mais
Ministério informa que é falsa norma que obriga trabalhador rur...
Preço do algodão sobe em janeiro apesar de baixa liquidez no me...
Mercado do Café em 2026: Clima Favorável Impulsiona Safra...
Mercado do açúcar oscila entre recuperação e queda nas bolsas...
Abertura de mercado para castanha-do-Brasil para a Turquia...
Copagril promove Dias de Campo no Paraná e Mato Grosso do Sul pa...
Mercado de trigo sinaliza alta na entressafra...
Dólar recua com foco em dados de emprego nos EUA e agenda econô...
Fertilizante já indica custos maiores para a próxima safra...
Mercados agrícolas iniciam o dia com pressão em Chicago...
Mais vistos