Segunda-Feira, 16 de Março, 2026 Acesse nosso Instagram
16-02-2026

Soja fecha em baixa em Chicago, mas semana é positiva

O contrato de soja para março fechou com baixa de 0,29%

Agrolink - Leonardo Gottems

Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago encerraram a sexta-feira em queda, em um movimento de ajuste técnico após uma sequência de valorização ao longo da semana. Segundo análise da TF Agroeconômica, a pressão foi resultado de realização de lucros por parte dos investidores, em meio ao avanço da colheita no Brasil e a novas estimativas para a produção sul-americana.

O contrato de soja para março fechou com baixa de 0,29%, equivalente a 4,25 cents por bushel, cotado a 1134,00 cents. O vencimento maio recuou 0,24%, ou 3,75 cents, encerrando a 1149,50 cents por bushel. Entre os derivados, o farelo de soja para março registrou alta de 0,42%, com ganho de 1,3 dólar por tonelada curta, a 309,2 dólares. Já o óleo de soja para março caiu 0,80%, com perda de 0,46 cent por libra-peso, fechando a 57,1 cents.

De acordo com a TF Agroeconômica, as cotações devolveram parte dos ganhos acumulados nos últimos dias diante do avanço da colheita brasileira, que alcançou 51,01% da área no Mato Grosso, conforme dados do IMEA. Além disso, projeções privadas apontaram a safra do Brasil em 181 milhões de toneladas, reforçando a expectativa de ampla oferta.

Na Argentina, a melhora nas previsões de chuva trouxe certo alívio ao mercado, mesmo com a deterioração das lavouras, já que apenas 32% estão em boas condições, segundo a BCBA.

Apesar do recuo no dia, o saldo semanal foi positivo. A soja acumulou alta de 1,68%, equivalente a 18,75 cents por bushel. O farelo avançou 1,84%, com ganho de 5,60 dólares por tonelada curta, enquanto o óleo de soja subiu 3,16%, ou 1,75 cent por libra-peso no período.

Veja Mais
Mercado do feijão desacelera após alta histórica e registra pa...
Mercado de trigo segue pressionado no exterior...
Milho avança na B3 e acumula ganhos na semana...
Expansão do amendoim atrai indústria de beneficiamento para Nov...
Agronegócio do Brasil tem superávit de US$ 9,2 bilhões em jane...
Colheita da safra 2025/26 de laranja se aproxima do fim...
Quebras e clima desafiam produção de soja...
Mercado de milho fecha em alta nas bolsas...
Importação de biodiesel divide opiniões entre setor...
Indústria de insumos agrícolas do Brasil bate recorde históric...
Mais vistos